Cirurgia para cálculo renal a laser
A cirurgia para cálculo renal a laser é um procedimento minimamente invasivo utilizado para tratar cálculos renais. Ela é conhecida com ureterorrenolitotripsia flexível a laser. O objetivo da cirurgia é pulverizar, fragmentar e remover o cálculo, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Durante a cirurgia, equipamento miniaturizado é introduzido pela via urinária natural da uretra até dentro do rim, levando uma fibra que emite o raio laser, que é direcionado ao cálculo renal, fragmentando-o em pedaços menores ou pulverizando completamente. A cirurgia é realizada com anestesia geral ou raquianestesia e geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, dependendo do tamanho e número de cálculos. É indicado a colocação de um cateter duplo-J interno ou externo ao término da cirurgia. O uso de sonda vesical é opcional, mas desnecessária quando a cirurgia é realizada com anestesia geral e não há complicações.
A cirurgia a laser para cálculo renal apresenta vantagens em comparação a outros procedimentos, como a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) ou a nefrolitotomia percutânea, pois é menos invasiva, apresenta menos dor e sangramento e permite uma recuperação mais rápida.
No entanto, é importante consultar um urologista para avaliar se a cirurgia a laser é uma opção adequada para o caso específico e para monitorar os sintomas e a evolução da condição. Além disso, é importante seguir as recomendações quanto ao cuidado pós-operatório e à prevenção de futuros cálculos renais.