Cirurgia de correção de torção testicular e orquidopexia
A cirurgia de correção de torção testicular é um procedimento realizado para tratar uma condição chamada torção testicular, na qual o testículo gira sobre si mesmo, causando dor aguda e comprometendo o suprimento de sangue. Se não tratada rapidamente, pode resultar em perda permanente do testículo. A cirurgia é realizada para corrigir a torção e restaurar o fluxo sanguíneo para o testículo. Se o tempo de torção for inferior a 4 horas a chance de preservação do testículo é alta.
Uma vez que a torção é corrigida, a orquidopexia é realizada para prevenir futuras torções do mesmo ou do outro testículo que ainda não foi afetado. Essa cirurgia consiste na fixação do testículo à parede da bolsa testicular, para garantir que ele não possa torcer novamente. A orquidopexia é uma parte importante do tratamento da torção testicular e ajuda a garantir a preservação da saúde e da fertilidade masculina.
Importante ressaltar que mesmo com a preservação do testículo após torção, uma parte dos pacientes irá deservolver algum grau de infertilidade por causas imunológicas.